Meu Saber

Meu Saber

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Contos de Fadas e Contos Maravilhosos

De origem celta, os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela e a Fera".

Características dos contos de fadas

Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína buscam a realização pessoal);
Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína;
Sua origem é celta.





Os contos maravilhosos têm origem oriental, e diferentemente dos contos de fadas, lidam com uma temática social: o herói (ou anti-herói), que é uma pessoa de origem humilde ou que passa por grandes privações, triunfa ao conquistar riqueza e poder. Por exemplo: "Ali Babá e os 40 Ladrões", "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa" e "Simbad, o Marujo".





3 comentários:

  1. Oi prima seu blog ta muito massa esta me ajudando e muito nas atividades.

    ResponderExcluir
  2. MAS TIPO, VOCÊ COMO PROFESSORA DEVERIA MELHORAR SUA ESCRITA. HAVIA VÁRIOS ERROS NESSES TEXTOS, HÁ VÁRIOS ERROS.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de 1ª a 4ª serie,na Escola Argentina Castelo Branco no município de Gandu-Ba .Tenho formação pedagoga e Gestão Educacional e graduando em Psicopedagòga Institucional e a Clinica.Sou muito feliz, estou muito satisfeita com o que faço, sou alegre, amiga, não desisto dos meus ideais.Procuro fazer as coisas certas para fazer-las sempre.