Meu Saber

Meu Saber

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Contos de Fadas e Contos Maravilhosos

De origem celta, os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns neles do que as fadas propriamente ditas. Alguns exemplos: "Rapunzel", "Branca de Neve e os Sete Anões" e "A Bela e a Fera".

Características dos contos de fadas

Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína buscam a realização pessoal);
Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína;
Sua origem é celta.





Os contos maravilhosos têm origem oriental, e diferentemente dos contos de fadas, lidam com uma temática social: o herói (ou anti-herói), que é uma pessoa de origem humilde ou que passa por grandes privações, triunfa ao conquistar riqueza e poder. Por exemplo: "Ali Babá e os 40 Ladrões", "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa" e "Simbad, o Marujo".





Um comentário:

  1. Oi prima seu blog ta muito massa esta me ajudando e muito nas atividades.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de 1ª a 4ª serie,na Escola Argentina Castelo Branco no município de Gandu-Ba .Tenho formação pedagoga e Gestão Educacional e graduando em Psicopedagòga Institucional e a Clinica.Sou muito feliz, estou muito satisfeita com o que faço, sou alegre, amiga, não desisto dos meus ideais.Procuro fazer as coisas certas para fazer-las sempre.