Problemática
A clientela estudantil da Escola Argentina Castelo Branco, do Ensino Fundamental I vem revelando no decorrer dos últimos anos, através de observações e atividades diagnósticas, dificuldade de perceber o verdadeiro sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
OBJETIVO:
• Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem
interfere neste meio;
• Auxiliar na percepção da participação do homem na transformação do meio em que
vive, mostrando também suas interferências negativas e o que elas tem causado à
natureza;
• Discutir sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente
e como evitar isso;
• Trabalhar sobre a água, o ar, o solo e a luz solar apresentando a importância de cada
recurso da natureza para os seres vivos;
• Estimular a leitura e escrita em português e inglês;
• Motivar a criatividade da criança através de trabalhos manuais e pesquisas;
• Aperfeiçoar o vocabulário em inglês, desenvolvendo a oralidade;
• Proporcionar o contato com a língua inglesa, recursos tecnológicos, no processo de
aprendizagem e no processo de preservação do meio ambiente;
• Pesquisar e jogar na internet sobre o tema meio ambiente;
• Montar um livrinho sobre o meio ambiente em inglês através da informática.
JUSTIFICATIVA
Faz-se necessário então, trabalhar a sustentabilidade
na perspectiva de capacitar o educando a
sistematizar o conhecimento, organizar o seu pensamento. A ajudá-lo a fazer uso
com significação e expressividade do que ver e faz. Que favoreça ao educando a
sua socialização, o diálogo, a valorização do homem no individual e no
coletivo. Que propicie a inserção do educando no mundo global, permitindo-lhe o
pleno exercício da cidadania. Uma sensibilização que considere os pilares
básicos para a educação: aprender a aprender, saber fazer, saber ser e saber
conviver. Torna-se pertinente então, promover situações práticas em defesa à
sustentabilidade do nosso planeta.
PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO
Antes de abordar o tema sustentabilidade é preciso ter em
mente que o caminho entre o discurso e a prática é longo, mas gratificante. A
discussão sobre sustentabilidade percorre o Ensino Fundamental I com
perspectivas diferentes em cada ano. Os alunos vão a campo investigar e
constatar o que foi debatido em sala de aula e, depois, são estimulados a
pensar em ações sustentáveis.
Sensibilização da turma sobre o projeto: É preciso que os
educandos percebam que pequenas ações individuais e coletivas contribuem para a
melhoria da qualidade de vida, tornando concreta a ideia de pensar globalmente
e agir localmente.
Procurar ajuda a órgãos, como a Emater, para construir
cisternas de captação.
Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do
lixo.
Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de
embalagens plásticas, etc
Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais,
folders, textos.
Confecção de panfletos sobre a preservação do meio ambiente.
Livro de receitas alternativas.
Palestras.
Releitura de obras de pintores.
Paródias.
Trilha ecológica.
Visita ao aterro sanitário – lixão.
Apresentação de peças teatrais com o objetivo de
sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o
meio ambiente.
Assistir documentários.
Trabalho de campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário